The Everyday Projects

O meio fotográfico como ferramenta para desafiar estereótipos que alteram nossa percepção do mundo descreve perfeitamente a missão de The Everyday Projects.
Esse movimento internacional começou com Everyday Africa em 2012, e desenvolveu-se a medida em que outros tantos grupos de diversas partes do mundo – dispostos contar historias de sua vida cotidiana – criaram seus próprios perfis @Everyday no Instagram.
Com a contribuição de fotógrafos de diferentes partes do mundo – incluindo África, Ásia e Oceania, Europa, América Latina, Oriente Médio, América do Norte – mais os dois co-fundadores, Peter DiCampo (@pdicampo) e Austin Merrill (@austin_merrill); chegou-se a criação de um total de 61 perfis @Everyday até o momento.
Mas o projeto é ainda maior do que isso, e talvez a parte mais impressionante, além da existência desse excelente material organizado nos perfis do Instagram, é o envolvimento no campo da educação.
Usando material Everyday Africa, os jornalistas Austin Merrill e Peter DiCampo criaram um currículo para alunos do ensino médio. Explicado em detalhes, com um total de cinco etapas, incluindo várias atividades para os alunos, o currículo pode ser encontrado na web.
O objetivo é incentivar os alunos a aprender sobre estereótipos, fotografia, representação, jornalismo e verdade na narrativa.
Outro programa criado é um ‘Mentorship’, uma orientação, destinada a ajudar fotógrafos emergentes de comunidades sub-representadas, oferecendo-lhes uma oportunidade gratuita de desenvolver habilidades que criarão sua linguagem visual específica e construirão suas carreiras.
O programa funciona da seguinte maneira: cada aprendiz deve trabalhar, ao longo de seu programa de dois anos, em um projeto pessoal sobre um tópico compartilhado, recebendo feedback sobre isso e seu trabalho em geral, e também aprendendo sobre a indústria de difusão da fotografia.
Em 2016, agregou-se ao projeto uma colaboração entre World Press Photo e Everyday Africa, criando assim um banco de dados africano de fotojornalismo.
Atualmente, mais de 400 fotógrafos estão listados no banco de dados, criado para ajudar os jornalistas visuais e fotógrafos africanos a se conectarem melhor com a economia da mídia internacional.
Mas a peça que mais apoia o objetivo inicial do The Everyday Projects é sua publicação on-line chamada Re-picture.
Possui dois segmentos, um contendo entrevistas com diferentes artistas, principalmente fotógrafos, e o outro com artigos sobre diferentes ideias.
Se pensamos sobre o uso da fotografia, ou o uso da palavra escrita, não cabe duvidas sobre a importância desse grupo, afinal estão criando novas gerações de contadores de histórias, contribuindo para a representação das culturas que definem cada um de nós.