23 de janeiro de 2020

Conheça o projeto que traz à luz histórias secretas de anônimos

The Anonymous Project - homem com pássaro

“Como cineasta, sempre adorei histórias, e slides coloridos me parecem um quadro recortado de uma narrativa mais longa”

– Lee Shulman, fundador do The Anonymous Project

Originalmente do Reino Unido, mas agora baseado em Paris, a obsessão de Lee por slides fotográficos o levou a iniciar o projeto no início de 2017, colecionando slides coloridos Kodacrome de estranhos, em mercados de pulgas e coleções pessoais.

Ao lado de Emmanuelle Halkin, editora de livros, Lee acumulou uma coleção que gira em torno de 800.000 slides desde o início do projeto, formando uma das principais coleções de slides fotográficos amadores do mundo.

As imagens não fornecem qualquer informação ou pista sobre as pessoas ali presentes, mas revelam fragmentos da intimidade de desconhecidos que viveram nos Estados Unidos e Reino Unido entre as décadas de 1940 e 1980.

The Anonymous Project - fotos anônimas

E é justamente nessa atmosfera de mistério que o projeto se destaca, pois instiga o imaginário de quem tem contato com aquelas fotografias.

Fornece um meio para refletir sobre nossa humanidade e as experiências compartilhadas que nos unem.

A dupla explica no seu site como “isto é especialmente importante agora, numa altura em que as divisões no mundo são tão grandes e o nacionalismo está aumentando, particularmente no Ocidente. Através destas imagens vamos aprender que a nossa necessidade de amor, riso, intimidade e celebração é o que nos une a todos”.

A maioria dos slides foram feitos com o filme Kodachrome, produzido comercialmente pela Kodak a partir de 1935. Muito popular no registro das férias, aniversários e feriados de famílias de classe média americanas, sobretudo nas décadas de 1960 e 1970, o filme foi descontinuado em 2009.

Shulman e Halkin passam por várias rodadas de seleções antes de escolher as imagens a serem editadas, numeradas, digitalizadas e adicionadas à coleção, que por si só tem categorias ou ‘temas’ incluindo Home Sweet Home, When We Were Young, Sweet Dreams, By the Seaside e Cake – sob as quais todas as imagens estão relacionadas com a sobremesa.

The Anonymous Project Photography

Independentemente de as imagens entrarem ou não na coleção, Shulman diz que eles organizaram todos os slides de tal forma que eles sabem exatamente de onde cada imagem vem e quando foi tirada.

Em janeiro de 2018, quando o Projeto Anônimo fez uma exposição física em Paris por algumas semanas, Shulman disse que foram principalmente os jovens que compareceram à exposição.

Embora ele diga que é provável que muitos deles tenham vindo porque ‘estamos flutuando em uma onda de retro-cool no momento’, ele também acha que eles vieram para ‘ver um mundo que eles não conhecem’.

The Anonymous Project - homens na praia

Além de realizarem exposições, em 2019 uma seleção de pouco menos de 300 das imagens coletadas pelo projeto foi publicada em livro pela editora Taschen, com o título “Midcentury Memories” (memórias de meados do século, em tradução livre).

Imagens do projeto também podem ser vistas em seu site e em sua conta no Instagram.

 

LEIA TAMBÉM:

COMO VOCÊ FOTOGRAFA? VOCÊ JÁ DESENVOLVEU O SEU OLHAR?