Olá!

Você é fotógrafo?

Se chegou até aqui, provavelmente sim, né?

Mas como você fotografa?

 

Você deixa seu olhar funcionar no automático? Olhando para tudo sempre do mesmo jeito, deixando o acaso determinar quando uma foto sairá boa, criativa?

 

Pois saiba que existe uma forma muito melhor de fotografar, que realmente o fará um fotógrafo: aquele que conscientemente cria uma imagem que contém significado, expressa o seu ponto de vista e encanta o seu espectador.

 

Este modo de fotografar não é fruto de um milagre, nem de uma fórmula pronta, mas surge do estudo dedicado (na teoria e na prática) de técnicas herdadas de séculos de produção artística e que se traduzem no que hoje chamamos de composição fotográfica.

 

Oficina de Fotografia Criatividade e Composição | elpulpo blog

 

A composição nada mais é do que um modo de organizar o conteúdo de uma fotografia: pessoas, elementos da natureza, arquitetura, de uma forma que crie harmonia, sentido e significado. Ou seja, que transmita uma mensagem.

 

Para entender melhor, pense por exemplo em como um texto, ou uma música, é organizada. Já pensou em como seria uma frase com as palavras trocadas de lugar? Ou uma música em que as notas fossem embaralhadas aleatoriamente por um programa de computador? Que melodias poderíamos extrair desta “criação” musical? Certamente nenhuma!

 

Então da mesma forma que uma bela melodia também possui suas nuances e momentos de harmonia, tensão e contraste (sugiro ouvir a 5ª sinfonia de Beethoven), a composição também nos permite conferir movimento ou monotonia, adicionar luz ou sombras à imagem, revelando ou ocultando assuntos, criar equilíbrio entre formas e cores ou dessaturar a imagem até restar apenas uma dúzia de tons de cinza para destacar linhas que revelam a história por trás da expressão no rosto de uma pessoa.

 

E se você se lembrou de uma foto que já quis criar para expressar todo o caos de uma situação, talvez se recordou também de uma frase bem conhecida que diz que até para implodir um edifício sem que se crie um desastre, é preciso conhecer profundamente como ele foi construído!

 

Então, se você nunca estudou composição e estética fotográfica, não perca tempo e comece já! Pois o melhor que ela pode fazer por você, fotógrafo, é desenvolver o seu olhar, de modo que fique atento a tudo o que te rodeia. Com a prática de olhar, tudo à sua volta começará a parecer mais harmonioso.

 

Cada textura, sombra e cor irão “saltar” aos seus olhos e você desejará fotografar as coisas em ângulos novos, de maneiras como nunca antes havia visto. Sua criatividade dará um salto, de uma forma que só com uma câmera melhor e com o conhecimento técnico de como usar a abertura, tempo de exposição, foco, etc, você não conseguia, pois faltava a sensibilização do olhar.

 

 

Workshop de fotografia com Danilo Pericoli | elpulpo blog

 

Quer experimentar já como ampliar o seu olhar?

 

Então faça este simples exercício. Mas não o despreze por sua simplicidade!

 

Deixe sua câmera em casa e, se for ainda mais corajoso, deixe também seu celular!

 

Caminhe pela sua rua e comece a olhar. “Fotografe” apenas com os olhos. Olhe para cima, para baixo, para todos os lados, para as coisas simples, mesmo. Não julgue o que está vendo. Apenas olhe. Sugiro que pegue um caderninho, ou uma folha, e anote o que está vendo: a textura da calçada, o desenho de um portão antigo, descascado, uma poça d´água, um muro pichado. Qualquer coisa que te chame a atenção.

 

Faça este exercício também dentro de casa, depois no caminho para o trabalho, no metrô e por todo lugar por onde passar.

 

No final do dia, releia o que escreveu e pegue alguns minutos, pode ser antes de dormir, para repassar mentalmente as imagens que criou em sua mente.

 

Quando não resistir mais, pegue sua câmera (pode ser a do celular também, pois o equipamento pro estudo da composição e da educação do olhar não importa) e fotografe tudo o que vir e tiver vontade. Para cada coisa fotografada, experimente pelo menos mais três ângulos diferentes.

 

Faça também o exercício de rever as imagens todos os dias, com calma e tentando entender o que você criou de novo, que antes não havia criado ou visto.

 

E então, dedique-se cada vez mais a este exercício e a estudar, de fato, seja num curso presencial ou online, em livros, a composição fotográfica. Garanto que sua fotografia vai decolar!!

 

Se quiser também compartilhar comigo o seu olhar ainda que apenas começando a despertar, me mande algumas de suas fotos no email danilopericoli@olharsobreaessencia.com.

 

Ficarei feliz em ver e te ajudar a despertar ainda mais 😉

 

E se meu texto e meu exercício te inspiraram, sugiro que faça meu curso online “Composição e Criatividade”. É só clicar no link abaixo:

 

CURSO ONLINE DE COMPOSIÇÃO E CRIATIVIDADE COM DANILO PERICOLI

 

Texto e Imagens: Danilo Pericoli

Danilo Pericoli

Fotógrafo de arquitetura e interiores, com exposições realizadas no Brasil e na Itália. Como fotógrafo autoral dedica-se especialmente à pesquisa estética sobre a cidade de São Paulo. Também é professor e desde 2012 realiza saídas fotográficas pela cidade.