29 de abril de 2020

Cold Hot

Cold Hot - livro sobre o cenário musical nos Estados Unidos

Fotógrafo retrata paisagens da região mais musical dos Estados Unidos

Em 2016 o jornalista e fotógrafo paulistano Sérgio Poroger lançou seu primeiro livro de fotos, após rodar 3 mil quilômetros em 17 dias pela parte mais musical dos Estados Unidos.

Cold Hot - livro do fotógrafo Sérgio Poroger

“Cold Hot”, um livro com 120 páginas e 66 fotografias foi um sonho de infância realizado. 

“Viajar de carro pelos Estados Unidos era um sonho de menino” conta o fotógrafo, que decidiu fazer incluir nessa viagem duas de suas outras paixões: a música e a fotografia.

Por isso a escolha em ir para o sul do país, onde percorreu os estados da Georgia, Tennessee, Mississipi, Louisiana e Texas, além de colocar os pés na lendária Blues Highway, a Rota 61.

Fotografia da cena musical dos EUA

Foi por esses locais que ele constatou que as imagens podem gerar sons, mesmo que imaginários. 

A musicalidade o acompanhava por todas as partes: desde o blues ao country, passando pelo jazz clássico e pelo rock and roll dos anos 50.

Foto do livro Col Hot do fotógrafo Sérgio Poroger

Outro fator que chamou a atenção foram os contrastes dos lugares – às vezes sujos e pobres contrastando com grandiosidade e imponência. 

Ainda, a população dessas cidades se configuravam em outro tipo de americano, muito mais abertos à aproximação, à conversa, a um estilo de vida menos acelerado que Nova Iorque e Miami por exemplo. 

E emenda: “Procurei mostrar como a música chega a influenciar os cenários e os hábitos dos moradores da região”.

A musicalidade em cidades pequenas dos Estados Unidos

A ideia do título do livro surgiu em um momento em que o autor passou em Clarksdale, no Mississippi, quando se hospedou no “Shak Up Inn”, um famoso conjunto de cabanas típicas da época da escravidão e que foram transformadas em hospedarias, frequentadas pelos viajantes e amantes de blues. 

Ao entrar no banheiro, se deparou com os dizeres “cold” e “hot” escritos à mão em cima da torneira. O clique deste momento também é parte do livro.

Além das fotos, o fotógrafo escreveu o texto de apresentação e pequenos apontamentos poéticos e informativos, que costuram as imagens e conta histórias curiosas e emocionantes da região mais musical dos Estados Unidos.

Blues retratado no livro Cold Hot

Imagens: Sérgio Poroger

Você pode encontrar o livro “Cold Hot” de Sérgio Poroger no site Estante Virtual

Conheça mais sobre o seu trabalho acessando o seu site ou instagram