24 de junho de 2020

Fotógrafos na Quarentena

Chris Wallace - fotógrafo
Foto: Chris Wallace

Como os fotógrafos estão se reinventado durante a quarentena

A pandemia da COVID-19 já trouxe um grande impacto no mundo, ceifando vidas, instaurando uma crise econômica e provocando uma mudança significativa na nossa existência diária.

Ao mesmo tempo, mostrou também o quanto podemos ser fortes e criativos, mesmo isolados.

Uma das centenas de profissões que sofreu com o distanciamento foi a dos fotógrafos de ensaios e eventos, que de repente viram seus trabalhos cancelados, ou na melhor das hipóteses, adiados.

Diante desse novo cenário – e passado um certo período para se acostumar com ele – muitos dos fotógrafos começaram a reinventar suas formas de trabalho e, de forma criativa, estão dando a volta por cima.

Um desses casos é o do fotógrafo inglês Chris Wallace, da Carpe Diem Photography. 

Especializado em fotografia de casamento, escolheu vencer o tédio da quarentena criando e fotografando nos mínimos detalhes um casamento feito a partir da LEGO.
Ele disse que seu negócio de fotografia de casamento minguou da noite para o dia literalmente, quando o isolamento começou, e que precisava fazer algo para manter sua mente e levar pessoas ao seu site. 

A ideia teve uma ótima repercussão não só nas mídias sociais, mas em vários veículos de comunicação.

Claudia Oseki - Fotógrafa na pandemia

No Brasil, a fotógrafa Claudia Oseki encontrou uma maneira criativa de vender o seu trabalho, criando um ensaio fotográfico à distância. 

Em uma imagem única, ela insere várias cenas do cotidiano daquela pessoa ou família. As sessões de fotografia são orientadas via celular e com outro aparelho, do próprio cliente, é feito o clique. 

Então ela faz a edição de todas as fotos tiradas reunindo em uma só, gerando um resultado divertido e realístico dessa fase em que estamos passando. Segundo a fotógrafa, todos os dias ela tem ensaios agendados, não só no Brasil como no exterior também.

Nos Estados Unidos e Canadá uma nova moda de ensaio fotográfico surgiu, os chamados “porch portraits”, ou na tradução literal “retratos de varanda”, onde a família se reúne em frente à sua casa para tirar fotos feitas por um fotógrafo profissional, mantendo as orientações de segurança com relação à Covid-19. 

Jennifer Blakeley - fotografia na pandemia
Foto: Jennifer Blakeley

A intenção da maioria das fotos é registrar esse momento onde as pessoas da mesma família estão juntas (algo que não era comum de acontecer antes da pandemia) e ainda tornar a cena do isolamento em algo divertido.

As fotos produzidas pelos fotógrafos costumam ter bastante humor e alguns deles usam artifícios (como adereços, música) para isso, enquanto tiram as fotos à distância – alguns inclusive realizam esse serviço através de drones. 

E a demanda por esse tipo de retrato só aumenta, pois a imagem final fica como uma lembrança de tudo isso que estamos passando.

O fato é que cada vez mais os profissionais de ensaios fotográficos, diante de desafios como esse, vão encontrando maneiras de sobreviver e continuar oferecendo seus serviços. 

E você, como tem reinventado seu trabalho durante a quarentena?

Fonte:
 
17/Maio, 2020, New York Times. Section ST, Page 8 of the New York edition with the headline: Scheduling Picture Day in the Pandemic.