Depois de inaugurar com sucesso a convocatória interna ‘Fotógrafas, queremos conhecê-las’, damos continuidade à proposta apresentando aqui o primeiros, de vários Coletivos de mulheres fotógrafas, que estão em contato conosco. Abrimos trazendo ao sol o coletivo espanhol NO SIN FOTÓGRAFAS (@no_sin_fotografas).

Inspirada pela plataforma No Sin Mujeres, de contexto acadêmico, a web foi criada com o objetivo de aumentar o número de mulheres nos espaços de debate e conhecimento. Além da web também existem grupos físicos com reuniões mensais, que se organizam em diferentes cidades como Valência, Madri e Barcelona.

A novidade que está no forno é uma seção com uma lista de fotógrafas disponíveis para eventos, palestras, exposições. Está organizada por gênero fotográfico, técnicas, atividades y territorio. Detalhe fundamental, muito mais que fotógrafas, busca-se mulheres relacionadas com a disciplina como historiadoras, comissárias, editoras, docentes, tecnicas de laboratorio, retoque, edição etc.

Se quiser participar basta escrever para nsfwebfotografas@gmail.com, solicitando acesso e instruções. A web foi feita em WordPress e cada fotógrafa poderá subir seu mini cv con un texto breve e um conjunto de 5 a 8 fotos.

Para mais informações sobre todo o projeto é só consultar a web.

 

NO SIN FOTÓGRAFAS não é um manifesto de denúncia, mas sim um compromisso público em favor de uma maior presença feminina no âmbito fotográfico. A gente aqui no pulpo, como plataforma fotográfica pensada e executada sempre por mulheres, e também com uma de nossas sedes em Barcelona, com muito orgulho fazemos parte do Coletivo NO SIN FOTÓGRAFAS!

elpulpo