SEPARAMOS ALGUMAS DICAS E SUGESTÕES PARA QUE O SEU ENSAIO FOTOGRÁFICO DE GESTANTE SEJA INESQUECÍVEL!

 

Ensaio gestante na natureza

 

A gestação é uma fase muito especial para as futuras mamães. Durante esse período, a mulher passa por diversas transformações não somente do corpo, mas também hormonais, que mexem com a toda a parte emocional.

É um momento único, ainda mais nos dias de hoje em que cada vez mais as mulheres tendem a ter menos filhos, e, portanto, é bem possível que não vivencie a gestação novamente.

Cada mulher passa pela gestação de uma forma particular, mas é unânime que se trata de um momento muito emocionante. Por esse motivo, algumas mulheres optam por eternizá-lo em um ensaio gestante. Assim, através do book de grávida, aquela lembrança ficará registrada para sempre.

Mas não é tarefa fácil escolher um fotógrafo ou uma fotógrafa de gestante, conforme a imaginação e expectativas das mães. E por não ser algo barato e fácil de preparar, não tem como errar.

É preciso escolher muito bem o profissional que irá fazer o ensaio gestante, não só pensando no book, no resultado final, como também durante todo o processo de tirar as fotos, onde a mãe precisa estar o mais confortável e confiante possível.

É normal surgirem dúvidas para escolher o melhor cenário, o figurino, as poses e até a quantidade de fotos, então respondemos algumas das perguntas mais frequentes, para que a mamãe esteja o mais preparada possível para o seu ensaio fotográfico gestante:

 

Qual o melhor período para realizar um ensaio gestante?

 

Mulher grávida em foto preto e branca

 

A recomendação dos fotógrafos de ensaio gestante é que se faça as fotos entre a 26ª e 32ª semanas de gestação, onde a barriga já está grande, mas a grávida ainda não sente tantos incômodos como no final da gestação. Pois muitas vezes ela precisará caminhar, sentar, e é preciso ainda ter mobilidade para isso.

 

Como escolher a roupa para ensaio de gestante?

 

Roupa ensaio gestante

 

Normalmente o fotógrafo que faz o ensaio gestante tem algumas opções disponíveis para emprestar durante o ensaio fotográfico. No entanto, a grávida pode também usar algo que mais lhe agrade. O importante é que ela fique confortável e confiante durante o ensaio gestante.

A sugestão aqui é que se use o mínimo de roupa possível, para dar ênfase à barriga, portanto em muitos ensaios gestantes opta-se pelo uso de tops. Roupas justas que definem bem a barriga também estão dentro das opções, assim como vestidos com transparência.

O que é bastante importante aqui, é que a fotografada se identifique com as roupas, que ela se sinta bem, se sinta plena.

 

Onde serão tiradas as fotos de ensaio de gestante?

 

Ensaio gestante na praia

 

Existem inúmeras possibilidades para a realização do ensaio gestante. Pode ser tanto em estúdio, como ao ar livre, na rua, em um parque, em um bosque ou na própria casa da gestante. O que importa aqui é escolher um lugar que combine com a mãe, com o estilo de vida dela.

Se ela gosta da natureza, pode ser em um lugar que exprima isso, ou se ela é mais caseira e fica confortável em sua casa, tudo será preparado para que fique o melhor cenário possível.

Enfim, isso é tratado em comum acordo, mas é claro que o fotógrafo, pela sua experiência com ensaio gestante vai também dar sugestões possíveis. Mas tudo isso tendo em conta a segurança da mãe e do bebê.

Já nos estúdios, é possível recriar cenários, como fotografias clássicas, românticas, modernas, enfim, o estilo que quiser. No estúdio, o ensaio gestante também fica mais intimista – diferente dos locais públicos - o que pode deixar as mães mais confortáveis. E inclusive fica mais fácil de levar os pais ou parentes para participarem do ensaio fotográfico.

 

E quais são as poses que ficam boas?

 

Ensaio fotográfico de gestante

 

As melhores poses são aquelas autenticas, genuínas, que a mãe se sinta ela mesma. Claro que tem as clássicas poses com a mão na barriga, mas para o ensaio gestante ser único e pessoal, a mãe tem que se sentir livre para fazer a pose que estiver com vontade.

É importante que seja natural, em pé, sentada ou deitada. E que expresse algum sentimento!

 

Quanto tempo normalmente demora para o book de gestante ficar pronto?

 

Ensaio grávida - sapatos de bebê

 

Isso varia de fotógrafo para fotógrafo, e pode ser entregue entre uma semana a um mês. Pois as fotos, após serem escolhidas, são ainda tratadas e então impressas no book de gestante. Portanto, é preciso segurar a ansiedade e preparar o coração, pois o resultado é muito emocionante!

 

Imagenes: Kewei Hu, Josh Bean, Jonathan Borba, Anthony Tran, Mustafa Omar, Janko Ferlic

 

elpulpo