Não faltam motivos para você conhecer a pérola da África

 

Um pequeno, porém, notável país localizado no coração do continente africano e sem ligação com o mar, Uganda está situado em uma região de planaltos e montanhas, junto aos grandes lagos africanos.

A Floresta impenetrável de Bwindi é, porventura, a razão que mais visitantes leva ao Uganda, interessados em conseguir um possível frente-a-frente com os gorilas de montanha que ali encontraram o seu melhor refúgio.

 

Turistas na floresta de Bwindi, em Uganda

 

Território coberto por savanas e selvas equatoriais de altitude, com grande número de rios e lagos, como o conhecido Lago Vitória, e também a mais alta cordilheira de África.

O país faz fronteira a leste com o Quênia, a oeste com a República Democrática do Congo, a sudoeste com Ruanda e ao sul com a Tanzânia. Também se encontra dentro da bacia do Nilo e tem um clima variado, mas geralmente clima tropical.

Além dos gorilas, a ‘Pérola da África’ também é famosa por ser um país onde o futebol é um esporte de oportunidades, o que atrai a atenção de diversos times do mundo, que vem a Uganda para jogar e sondar novos talentos.

É ainda um dos países mais seguros do continente africano. Abaixo, destacamos suas principais particularidades:

 

  1. Um país que transborda cultura e vida selvagem

Como em qualquer país africano, a vida selvagem e a diversidade cultural das tribos são marcas registradas de Uganda. O país é caldeirão cultural, evidenciado pela existência de mais de 30 diferentes línguas indígenas, pertencentes a cinco grupos linguísticos distintos, e um mosaico cultural igualmente diversificado de música, dança, arte e gastronomia. Sim, a gastronomia do país é bem evidente em suas raízes tribais, trazidas ao presente por chefs de cozinha renomados em releituras muito interessantes.

Além disso, a vida selvagem do país é marcante. Além dos zelados gorilas-das-montanhas, outras centenas de espécies se espalham por todos os cantos do país. Em Uganda você vai encontrar, elefantes, hienas, macacos de diversas espécies, leopardos, leões e muitos outros animais em seu habitat natural, com pouca interferência humana.

Girafa em Uganda, África

Vida Selvagem em Uganda, África

Elefante em Uganda, África

 

  1. O refúgio dos Gorilas

Uma experiência única é conhecer os refúgios de gorilas nas partes altas do país, dentro do Parque Nacional Mgahinga. Uganda abriga aproximadamente 20% de toda população de gorilas-das-montanha do mundo. A visitação desse santuário é controlada, o que garante a preservação da espécie em seu habitat natural. Segundo creem, um encontro com um gorila é um momento de mudança de vida, de como você se vê como ser humano.

Gorila em Uganda, África

 

  1. Natureza exuberante

A natureza está por toda parte ao explorar a Uganda. Percorrendo o poderoso rio Nilo no Uganda, você chega ao Parque Nacional das Cataratas de Murchinson. O rio forma neste parque, por um lado o Delta repleto de crocodilos e hipopótamos, e por outro lado, as exuberantes Cataratas de Murchinson de altura superior a 40 metros.

Não podemos deixar de lado o Parque Nacional Queen Elisabeth, onde se encontra os lagos Edward e George ligados entre si por um canal – canal Kazinga – onde é possível realizar um safari de barco e observar a enorme concentração de elefantes, búfalos e antílopes, além de uma grande variedade de aves.

Murchison Uganda

 

  1. Esportes radicais e aventura

Se a ideia é esportes radicais e aventura, Uganda não vai te decepcionar. Por estar localizado em uma região repleta de lagos, florestas e montanhas, o país oferece uma gama gigantesca de esportes de aventura. De rafting ao caiaque, da escalada ao rapel, do bungee jump e até trilhas de gorilas e chimpanzés.

Outra famosa atividade de aventura do país é o Uganda Martyrs Trail, uma trilha que vai te levar através de diferentes lugares onde os primeiros missionários cristãos passaram, e onde alguns dos grandes mártires de Uganda foram mortos.

Rio Nilo Uganda - rafting

 

  1. A mesma paixão pelo futebol

Como os brasileiros, o povo de Uganda é fascinado pelo futebol, logo ele é o esporte nacional. Embora sua seleção nunca tenha se classificado para uma Copa do Mundo, a paixão pelo esporte é latente no país e o time oficial do país é The Cranes. Uganda é um dos destinos preferidos por times e jogadores de futebol do mundo inteiro que visitam o país em busca de aprimoramento e de novos craques.

Uganda Futebol

 

  1. Um lugar para se conhecer

Considerado uma “jóia escondida” e indicado pela CNN em 2016 como um dos melhores lugares para visitar, Uganda vem se destacado no turismo por sua vida selvagem, suas montanhas, lagos e principalmente por sua cultura milenar, ímpar e preservada.

Se você ficou com vontade de saber mais sobre este lindo país ou se já está pensando em programar uma visita, saiba que o elpulpo em parceria com a Artisal está oferecendo uma viagem fotográfica para Uganda em outubro de 2019 e março de 2020.

 

Fontes: Chicken or Pasta, Wikipedia
Imagens: gorillatrips.net, Vanessa Vick for The New York Times, fifa.com

elpulpo